Altruism
- PIBID Inglês
- Jul 1, 2017
- 2 min read
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
SUBPROJETO PIBID LETRAS-INGLÊS
EEEM JOSÉ LINS DO REGO
Bolsistas: Janine e Ana Flora
Tema: Altruism
Duração: 50 minutos
Turmas: 1º ano do Ensino Médio
Objetivo Geral: Desenvolver habilidade crítica de leitura de tirinhas e conscientizar-se acerca da relação com o outro na sociedade.
Objetivos Específicos: Reconhecer a função social da manchete e sua estrutura composicional; Construir significado a partir das escolhas lexicais (pronomes, verbos...) e não lexicais (imagens); Reconhecer os elementos característicos das tirinhas (balões, caixas).
Conteúdo:
Gênero tirinhas (função social, estrutura composicional e linguístico-discursivo);
Identificação dos agentes em destaque nas tirinhas (I, others, you, me);
Verbos (to want, to give)
Recursos: Notebook
Procedimentos Metodológicos:
Pré-leitura
Iniciar a aula perguntando aos alunos se eles se consideram egoístas [colocar a palavra Egoism no quadro/slide e sua definição (ou criar uma definição com os alunos)]. O professor poderá perguntar “Why do you consider yourself a selfish person?” e/ou “What makes you a selfish person?”.
Depois disso, perguntar aos alunos se eles acham importante levar em consideração os outros (opinions, needs, beliefs, and soon) na hora de tomar decisões que possam afetar a vida de outras pessoas. Nessa hora, os professores podem motivar os alunos a trazerem exemplos próprios ou de outros.
Após isso, escrever no quadro (ou apresentar no slide) as seguintes questões:
What I want/What I like vs What other people need
As questões servirão de reflexão para o significado da palavra Altruism construído pelos alunos e, a partir delas, o professor poderá criar uma ponte para o trabalho com os “strips”.
Sugestão de tirinhas (links abaixo):
http://xkcdsucksreboot.blogspot.com.br/2011/03/comic-871-randall-learns-about-altruism.html
http://www.thecomicstrips.com/subject/The-Unselfish-Comic-Strips.php
Trabalhar o gênero “strips” com os alunos:
[No Brasil, um dos pioneiros na criação e publicação de tiras foi Maurício de Sousa, que começou publicando a tira do cãozinho Bidu, no fim da década de 1950, no jornal Folha de São Paulo. Maurício de Sousa criou uma série de outros personagens que ficaram famosíssimos, como a Mônica, o Cascão, o Cebolinha, dentre outros, e que ganharam, posteriormente, suas próprias revistas de histórias em quadrinhos.]
Função das tirinhas:
- Elas são curtas, são humorísticas, linguagem formal e informal (geralmente a linguagem usada no dia-a-dia);
- O que difere as tirinhas dos HQs é sua extensão;
- Os “balloons” e as “boxes” fazem parte dos elementos característicos das “strips”;
Ao trabalhar as tirinhas, seria interessante chamar atenção dos alunos para o tempo retratado na estória, o lugar onde a estória se passa (ou ambiente), estereótipos apresentados, personagens, e outros.
Chamar atenção nas tirinhas para as escolhas lingüísticas relacionadas a “I want/youwant/me/I expect/giving” e os seus significados para a construção das mensagens nas tirinhas.
Depois de trabalhar as tirinhas, colocar a palavras Altruism no quadro/slide e fazer a seguinte pergunta aos alunos: “Com base no que estamos trabalhando... as tirinhas... o que vocês acham que isso significa?”/“According to what we have discussed, what do you guys think this word is about. Fazer um mapa mental poderia ser bem interessante neste momento aqui!
Logo depois, trabalhar com os alunos as WH questions. O professores podem perguntar sobre o que os alunos poderiam fazer para serem mais altruístas (What can you do to be more altruist?). Colocar um exemplo no quadro e guiar os alunos a escreverem em inglês a partir daquele exemplo:“I can listen more to what people say”
If time: Sugerir uma produção de tirinhas para retomar o gênero.
e trabalhar com a produção.
Comments