PLANO DE FAIRY TALES - CINDERELLA - aula 1
- PIBID Inglês
- Feb 10, 2018
- 2 min read
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PIBID - SUBPROJETO LETRAS-INGLÊS
ESCOLA MUNICIPAL CHICO XAVIER
SUPERVISORA: PROFA. GEÍSA SIQUEIRA BARRETO RIBEIRO
COORDENADORA: PROFA. DRA. ANGÉLICA DE ARAÚJO MELO MAIA
PLANO DE AULA
Data: 18/08/2017
Bolsistas:
Turma: 8º Ano
Tempo: 45 min.
Tema: A SPECIFIC FAIRY TALE - CINDERELLA
OBJETIVO GERAL:
Promover oportunidade de desenvolvimento de habilidades linguísticas, com foco em tempo verbal referente ao simple past do verbo BE, verbos REGULARES e ADJETIVOS, e sociais, explorando formas de comportamento no conto de fadas Cinderella.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Explorar vocabulário relacionado à Fairy Tales, com foco no conto Cinderella, consequentemente, membros da família;
b) Refletir sobre o behavior considerado negativo e positivo no conto de fadas Cinderella;
c) Promover a reflexão sobre o que é respeito.
CONTEÚDO:
Fairy Tale –Cinderella;
a) Simple past do verbo BE;
b) Adjetivos que remetam a comportamento (mean, rude, bad, good, polite, impolite, selfish,
aggressive, careful, helpful, brave, peaceful);
c) Gênero textual lista.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
O professor começa a aula com as seguintes perguntas aos alunos: Vocês conhecem the story of Cinderella? Quem são os characters? What happens? What do you think sobre this story? Do you like it? O que vocês acham das sisters? And the stepmother?
Depois, o/a professor(a) reproduz trechos de uma das adaptações cinematográficas (PARA SEMPRE CINDERELLA) que contenham informações necessárias para trabalhar com o foco em COMPORTAMENTO, dessa forma, o professor reforça que o importante é observar a cena com foco no que acontece, não no que é falado. Baseado em tais cenas, o professor pede aos alunos para baterem palmas se o comportamento visto for positivo e colocarem as mãos na cabeça se o comportamento visto for negativo. Nesse momento, alguns ADJETIVOS serão evocados de forma que os alunos irão mencionar quais são positivos e quais são negativos. (ver em conteúdo).
Logo após, uma lista com duas colunas, contendo comportamentos positivos e negativos será apresentada como exemplo de gênero textual; dessa forma, a estrutura gramatical do simple past do verbo BE (por exemplo, “She was helpful”; “They were selfish” ) servirão de exemplo e o tópico gramatical será trabalhado através de perguntas como: Qual a semelhança entre as sentences?
Para finalizar e resignificar o conteúdo, o professor irá questionar os alunos sobre comportamento em sala de aula e/ou em suas casas (com irmãos, pais, avós, parentes amigos, etc...) ressaltando o vocabulário trabalhado junto ao conteúdo gramatical. As “respostas” dos alunos (no passado simples do verbo BE) serão listadas por eles como no modelo que foi apresentado anteriormente, utilizando o tópico gramatical visto para produção dos itens da lista, que deverá seguir o padrão de conter verbo be no passado + adjetivo; A atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupo, já que a disposição dos alunos em sala de aula é em grupo. Os alunos poderão usar outros adjetivos além dos que foram citados em sala até o momento, ampliando assim o vocabulário.
RECURSOS DIDÁTICOS:
a) Quadro branco;
b) Pincel/lápis de quadro branco;
c) Slides;
AVALIAÇÃO: ------
Comments