Fairy Tales (Plano 2º-3º Encontro)
- PIBID Inglês
- Feb 10, 2018
- 2 min read
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PIBID - SUBPROJETO LETRAS-INGLÊS
ESCOLA MUNICIPAL CHICO XAVIER
SUPERVISORA: PROFA. GEÍSA SIQUEIRA BARRETO RIBEIRO
COORDENADORA: PROFA. DRA. ANGÉLICA DE ARAÚJO MELO MAIA
PLANO DE AULA
Data:
Bolsistas: Plano adequado a todos os bolsistas e suas respectivas turmas.
Turma: Plano aplicável nas turmas do fundamental do 6º ao 9º ano.
Tempo: 45 min.
OBJETIVO GERAL: Trabalhar vocabulário e a reflexão sobre a moral por trás dos Fairy Tales.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Reconhecer e praticar, a partir de atividade de writing, o vocabulário previamente trabalhado;
b) Elaborar fairy tales de acordo com a proposta de sequência didática;
c) Praticar habilidades linguístico-discursivas – writing –
CONTEÚDO:
a) Vocabulário usado na construção de Fairy tales;
b) Fairy tales como gênero textual;
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
2º ENCONTRO
O professor(a) iniciará a aula com uma atividade de brainstorming para recuperar o vocabulário sobre fairy tales que foi trabalhado no primeiro encontro. Por exemplo, perguntas como: Quais foram os fairy tales que a gente viu na aula passada?, Quais são os main characters que a gente encontra nesses fairy tales? Eles são sempre good? Eles são todos evil?, Como geralmente terminam as fairy tales?, E assim por diante.
Em seguida, o(a) professor(a) fará perguntas com o objetivo de ativar o conhecimento dos alunos para as fairy tales que eles mesmos terão de produzir. Por exemplo: O que geralmente acontece nas fairy tales?, Todos os fairy tales possuem happy endings? Elas geralmente têm algo a ensinar?, O que você faria de diferente?, E assim por diante.
Após uma pequena exposição das ideias dos alunos, o(a) professor(a) dividirá a turma em 5 grupos e explicará que cada um deverá produzir, em conjunto, sua própria fairy tale. Serão distribuídas algumas folhas de cartolina (1 por grupo) e alguns slips of paper com cenas e personagens de fairy tales, os quais servirão de auxílio para a produção dos alunos. Tal produção deverá ser feita, pelo menos, em interlíngua, dependendo do nível. O professor(a) poderá ficar de grupo em grupo orientando os alunos.
3º ENCONTRO
1. Os grupos serão convocados (em frente ao quadro ou em um grande círculo) a apresentar as suas produções. Algumas perguntas poderão ser feitas para conduzi-los ao uso da Língua Inglesa. Por exemplo: Quem são os main characters da sua fairy tale?. E, assim, os alunos deverão cita-los em Inglês, visto que o vocabulário já foi anteriormente trabalhado. Dependendo do tamanho das histórias dos grupos, elas poderão ser lidas para a turma. Ao fim, outras perguntas poderão ser feitas, por exemplo, sobre o porquê das escolhas dos personagens e dos acontecimentos, e o que eles aprenderam e quiseram compartilhar com a fairy tale produzida.
2. A aula será finalizada com a moral das histórias e com a reflexão de que sempre devemos apreciar as histórias que ouvimos de forma crítica e objetivando algum aprendizado para nossas vidas.
RECURSOS DIDÁTICOS:
a) Quadro;
b) Datashow;
c) Pincel;
d) Cartolina.
AVALIAÇÃO:
a) Produção textual relativa ao assunto abordado.
b) Apresentação dos contos produzidos em sala.
Comentarios